Festival de Wesak
TEXTO DO FESTIAL DE WESAK
23.04.2024
O Festival de Wesak também conhecido como o Festival da iluminação, reconhecendo a iluminação do Buda é sempre comemorado na lua cheia de Touro, pois esta foi a lua em que Sidharta Gautama nasceu, morreu e se iluminou tornando-se o Buda. Ele decidiu retornar uma vez por ano do lugar elevado em que Ele habita e trabalha, para abençoar o mundo aparecendo para todas as pessoas independentes de suas origens, raça e religiões que se reúnem em um vale isolado no Himalaia anualmente para tomar parte desse grande ato em serviço da humanidade.
A iluminação é um nível da Consciência Divina que permite qualquer um de nós, ao elevar a consciência, conhecer o verdadeiro significado da Consciência Crística e expressar a nossa própria essência divina.
As luas cheias que determinam os 3 maiores festivais espirituais do ano dentre os outros 9 festivais menores, todos são feitos e nomeados com bases astrológicas pelos signos da roda zodiacal: Na primeira lua cheia após o Equinócio de Outono/ é comemorado o Festival da Páscoa, durante a lua cheia de Áries, o Festival de Wesak na lua cheia de Touro, e o Festival da Humanidade ocorre um mês depois, na lua cheia de Gêmeos.
Mesmo ao falar dos festivais, referindo-se aos meses do ano: o Festival da Páscoa, como a lua cheia de Abril, que é a lua da Ressurreição, o Festival de Wesak como a lua cheia de Maio, que é a lua cheia do Buda e o Festival da Humanidade como a lua cheia de Junho que é a lua cheia do Cristo; este ano de 2024, esta lua cheia de touro é no dia 23 de abril às 20hs48, pois o sol já está no signo de touro desde o dia 19 de abril e a lua passando por este signo em oposição ao signo de escorpião forma a lua cheia determinando assim a data deste festival. A denominação correta deste festival é lua cheia de touro, inclusive porque a lua cheia de maio este ano será no signo de Sagitário no dia 23 de maio.
O Festival de Wesak, é o momento mais significativo do ano, porque é quando as forças celestiais se manifestam na Terra se fazendo presente no dia de hoje, através do Buda para guiar o homem das trevas para a luz.
É nesse dia que Buda desce espiritualmente à Terra durante a lua cheia de Touro, derramando bênçãos, esperança e energias positivas sobre toda a humanidade.
No dia do festival é um dia em que é necessário estarmos mais interiorizado e voltado a práticas espirituais como introspecção, reflexão, meditações em que todos os desejos, temores, esperanças e agradecimentos são expostos, para aproveitarmos a presença espiritual de Buda entre nós.
A forma mais comum de celebração do Festival de Wesak é meditar de maneira intensa e fervorosa, não apenas como se medita em dias comuns, pedindo a Gautama, o Buda aquilo que está em seu coração, mas pedindo que as energias de amor, consciência e sabedoria sejam emanadas a todos os seres viventes nesse planeta, agradecendo as coisas boas que foram recebidas ao longo do ciclo anterior, mas acima de tudo com o objetivo de atrair iluminação e sabedoria.
Hoje é um dia sagrado quando o oriente e o ocidente se unem num todo: a tradição cristã, as fés budista e hindu, e a aspiração de todos os crentes no mundo de hoje, ortodoxos e não ortodoxos em uníssono sob a orientação do Buda que vem trazer a luz do Oriente e sob a sua orientação percebemos que as distinções religiosas desaparecem ao nos conectarmos com a força espiritual que é transmitida ao nosso planeta, para que possamos atuar como transmissores das forças da luz e do espírito de paz, sabedoria e amor para o resto da humanidade.
No dia de hoje do plenilúnio da lua cheia de Touro está aberto um portal, um canal de comunicação entre a humanidade e Deus, através do qual o amor e a sabedoria do próprio Deus, nos dá a oportunidade de contato com Hierarquia planetária para termos expansões de consciência que não são possíveis em outros momentos. Todos os discípulos e iniciados em todos os lugares do planeta podem ser ajudados e estimulados espiritualmente a penetrar um pouco mais profundo e conscientemente nos mistérios do reino de Deus, sendo revelado a própria divindade, a beleza do divino, em cada um de nós, fazendo com que possamos compreender e cooperar para atuar como médiuns para a transmissão da vida e da luz ao nos unirmos espiritualmente com essas energias.
Os dois dias antes do plenilúnio são dias de preparação e são conhecidos como “Dias de Renúncia e Desapego”. O dia do Festival é conhecido como “Dia da Proteção”, enquanto os dois dias seguintes, são chamados de “Dias de Distribuição”. São cinco dias de intenso esforço de serviço, levando à renúncia de tudo dentro de nós que poderia impedir a nossa utilidade como servidores e como canais dessa força espiritual de luz e do espírito de paz, sabedoria e amor, mas para isso é preciso nos esquecermos de nós mesmos, focando e mantendo essa força espiritual para o resto da humanidade, pois esse momento promove uma ponte entre a humanidade e espiritualidade, e o equilíbrio entre o Eu Inferior e Eu Superior, por isso vamos nos manter firmes na luz das nossas próprias almas e, assim, começaremos a trabalhar como almas, cujos interesses estão sempre no coletivo e não no individual.
O Festival de Wesak, oferece uma grande oportunidade para invocar e evocar os poderes que podem compensar o mal e trazer o bem, para a humanidade através da Grande Invocação. O efeito desta Grande Invocação é universal, e serve para nos ligar ao centro cósmico da força espiritual emanada durante este festival através dos raios da chama trina.
O primeiro raio, através do Poder da Fé, da Vontade Divina, do segundo raio, através da Sabedoria, da iluminação e do terceiro raio através do Amor e da Compaixão Divina:
Do Ponto de Luz na Mente de Deus,
Que Flua Luz à Mente dos Homens,
Que a Luz desça à Terra.
Do Ponto de Amor no Coração de Deus,
Que flua Amor aos Corações dos Homens,
Que Cristo retorne à Terra.
Do Centro onde a Vontade de Deus é conhecida,
Que o Propósito guie as pequenas vontades dos Homens,
Propósito que os Mestres conhecem e servem.
Do centro a que chamamos a Raça dos Homens,
Que se realize o Plano de Amor e de Luz,
E feche a porta onde se encontra o mal.
Que a Luz, o Amor e o Poder,
Restabeleçam o Plano Divino sobre a Terra/
Hoje e por toda a Eternidade,
Namastê!
LúciaVeiga Netto — Nafi de Leuven