Equinócio da Primavera

TEXTO DO EQUINÓCIO DA PRIMAVERA NA "IEVE" SESSÃO DO DIA 22.09.2024

O Neste ano de 2024, o equinócio da primavera, começa no dia 22 de setembro de 2024 às 09:43, quando deixamos para trás o inverno e entramos no primeiro dia da primavera no hemisfério Sul e no Hemisfério Norte entramos no primeiro dia de outono.


A estação da primavera que inicia na data do equinócio é uma estação de transição entre o inverno e o verão. A primavera é conhecida como a estação das flores  porque caracteriza-se pelo reflorescimento da flora com diversas espécies de plantas e flores que florescerem deixando a natureza cheia de cores, pelo alongamento dos dias e encurtamento das noites, após o dia do equinócio, quando noite e dia são iguais e pelo aumento gradual do calor, até a chegada do solstício de verão no dia 21 de dezembro, às 06h21. 


A data do calendário civil do equinócio continua mudando a cada ano porque astronomicamente os equinócios ocorrem no exato momento em que o Sol cruza o equador celeste. É chamado de equador "celeste" a linha imaginária no céu acima do equador da Terra. Nesse dia, 22 de setembro de 2024 às 09:43, o Sol entrou na vertical cruzando o equador da Terra iluminando igualmente os dois hemisférios. Após o equinócio da primavera, o hemisfério Norte em março e o Sul em setembro, se inclina para mais perto do Sol, resultando em mais horas de luz do dia, com nasceres do sol mais cedo e pores do sol mais tarde dando início ao solstício de verão.


No nosso calendário gregoriano, um ano dura 365 dias. Mas, na realidade, a Terra demora exatamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos a dar a volta ao Sol. Assim, para compensar esta diferença de tempo, acrescentamos um dia extra de quatro em quatro anos, os famosos anos bissextos. Esta diferença altera as datas e horas dos equinócios.


Nos equinócios de outono e no da primavera tanto o Hemisfério Norte quanto o Hemisfério Sul recebem quantidades iguais de luz solar porque nenhum hemisfério está mais inclinado em direção ao Sol ou mais afastado dele do que o outro, por isso, o nome equinócio significa equi que quer dizer igual e nox que quer dizer noite, já que os dias e as noites tem a mesma duração, ou seja, as 24 horas de um dia são divididas igualmente em duas partes e os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz e de escuridão. No dia do equinócio a Terra retorna a um equilíbrio perfeito! 


Simbolicamente; assim  como a natureza está mudando de um período sombrio, voltando à vida, entrando no calor da luz e o sol que continuará a crescer até o solstício de verão, nós estamos também entrando na luz e celebrando o nosso equilíbrio interior; nos libertando da preocupação, da tristeza e das incertezas da vida e nos sintonizando com a energia da luz centrados no renascimento e no crescimento de um novo ser advindos do aprendizado dos alinhamentos planetários dos últimos meses, pois o planeta urano está nos impulsionando a fazer mudanças e uma renovação de vida total e plutão faz com que elas sejam profundamente radicais e transformadoras a ponto de quem nós somos agora não seremos mais.


O equinócio da primavera é comemorado em todo o mundo em diversas culturas, diversas tradições, com feriados e festivais da primavera para celebrar a chegada dessa estação. É o momento do ano em que o ciclo de vida, morte e renascimento se completa com a renovação da vida e o renascimento da natureza. Os celtas chamavam o equinócio de primavera de o Rito de Ostara que é a deusa da fertilidade, do amor e do renascimento. No Japão, o equinócio de primavera é um feriado nacional. 


Nós podemos também ritualizar esta data cuidando do nosso jardim, também semeando e plantando na nossa horta, colhendo flores e enfeitando os nossos espaços sagrados e altares com elas, mas principalmente meditando e entrando em comunhão com a energia do equilíbrio da natureza como estamos fazendo aqui neste momento: reunidos  para celebrar o equinócio da primavera em comunhão com a natureza e em perfeito equilíbrio interior para também renascer e fazer florescer o ser divino, o verdadeiro ser dentro de nós com todos os nossos dons e potenciais inatos!!!!


A chegada da primavera é um tempo de regeneração para que o nosso verdadeiro eu possa se manifestar!!!!! Feliz Equinócio!!!!!


LúciaVeiga Netto — Nafi de Leuven