Atenção! Início das aulas do curso de Pré-Neófito e Reciclagem dia 28-set-25 (dom).
TEXTO DO EQUINÓCIO DA PRIMAVERA NA ”IEVE” SESSÃO DO DIA 22.09.2025
O início oficial da temporada do Equinócio da Primavera este ano acontece em 22 de setembro às 22h03 no hemisfério sul, horário de Brasília.
Os equinócios ocorrem duas vezes por ano, um no outono em março e na primavera, agora, em setembro.
Nós estamos aqui seguindo as tradições dos povos do oriente que não só homenageavam a mudança das estações, celebrando o retorno da vegetação, o florescimento das flores e reconhecendo a abundância da Mãe Natureza, mas que homenageavam também com rituais/ as forças da luz e o renascimento da vida.
O equinócio é um fenômeno astronômico/ que ocorre duas vezes por ano quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Linha do Equador, o que faz com que os hemisférios Norte e Sul recebam a mesma quantidade de iluminação solar.
Os equinócios são causados pela inclinação do eixo da Terra e pelo movimento de translação que o nosso planeta realiza ao redor do Sol.
O equinócio marca o início astronômico de duas estações do ano: a primavera em 22 de setembro e do outono em 20 de março.
O equinócio de 22 de setembro marca o início da primavera no Hemisfério Sul e o início do outono no Hemisfério Norte.
A palavra equinócio vem do latim e significa “equi” que significa igual e “nox”, que significa noite, porque os dias e as noites têm quantidades iguais de duração; 12 horas de luz e 12 horas da escuridão nos dois hemisférios.
Neste momento a Terra retorna a um lugar de equilíbrio perfeito, já que o equinócio ocorre quando o sol está exatamente acima do equador iluminando igualmente os dois hemisférios; o norte e o sul.
Espiritualmente, o Equinócio de setembro é reconhecido como um poderoso ponto de virada por civilizações antigas e tradições espirituais.
A passagem da nova estação representa a renovação da própria vida e um equilíbrio celestial.
Assim como a natureza está mudando do período sombrio do inverno e voltando à vida, entrando no calor da luz e o sol que continuará a crescer até o solstício de verão, nós estamos nos libertando da preocupação, da tristeza e nos sintonizando com a energia da luz centrados no renascimento e no crescimento de um novo ser advindos do aprendizado dos últimos meses.
À medida que fazemos a transição de uma fase para outra esse momento sagrado oferece uma oportunidade de autorreflexão, transformação e alinhamento consciente com os ritmos da natureza.
Esse momento simboliza a necessidade de equilíbrio em nossas vidas interior e exterior.
Assim como a natureza alcança o equilíbrio perfeito por um momento fugaz, somos convidados a refletir sobre a harmonia disponível dentro de nós.
O equilíbrio vai além da mera simetria física;/ abrange a mente, o corpo e o espírito.
O equinócio nos incita a avaliar onde podemos estar vivenciando excessos ou deficiências — seja em nossas emoções, perspectivas, trabalho, relacionamentos ou prática espiritual.
A energia adormecida do inverno dá lugar ao despertar da vida. Essa transição é profundamente simbólica do renascimento pessoal e espiritual.
Assim como as sementes começam a brotar e as flores desabrocham, nós também somos encorajados a abandonar velhos padrões e abraçar novas possibilidades.
E nós estamos aqui comemorando a entrada da primavera porque para nós esse momento também se refere a idéia de um renascimento, uma renovação de vida, uma ressurreição e um novo crescimento porque o equinócio da primavera tem um significado espiritual do florescimento do ser divino que habita em nossos corações.
O equinócio da primavera é a representação de nova vida, luz, novos começos, caminhos e sementes novas, por isso é o momento ideal para lançarmos novas sementes para as nossas vidas e investirmos em tudo aquilo que desejamos que floresça!
O equinócio também tem um outro significado profundo: Astrológicamente no dia 22 de setembro o sol entra no signo de Libra, representado pela balança que simboliza o equilíbrio, a harmonia entre luz e escuridão e a justiça.
Este é um momento poderoso para definir intenções, particularmente nas áreas de crescimento pessoal, cura, transformação e para definir novas intenções para o futuro; principalmente porque neste dia há uma configuração planetária extremamente rara e poderosa onde os planetas lentos e transpessoais estão influenciando o inconsciente coletivo com Júpiter que representa a sabedoria e o crescimento pessoal, Saturno que exige uma mudança de atitude com mais responsabilidade; Urano que representa liberdade e renovação de vida; Netuno que representa a espiritualidade, a fé, a esperança e o amor incondicional, Plutão que representa o poder da auto transformação radical com a eliminação do ego para o renascimento de um novo ser; junto com dois planetas pessoais; o sol que representa a essência, o eu verdadeiro e Mercúrio que representa a mente racional e a comunicação; todos formam um aspecto de uma pipa no céu indicando que é momento de alçarmos um voo mais elevado, abraçando este novo começo com entusiasmo, fé e esperança de que tudo será diferente.
Devemos transformar o foco externo da mudança de energia da natureza para um foco interno e implementar as mudanças necessárias para crescer e florescer o ser divino que está dentro de nós.
Assim não só nestes meses de primavera, porque a humanidade jamais será a mesma depois deste ano de 2025, já que pipa permanecerá no céu por muitos meses para aprendermos a ouvir a voz que virá do coração do ser divino que somos.
É a Consciência Crística que florescerá dentro de nossos corações!!!!
Namastê.
Lucia Veiga Netto - Nafi de Leuven