Equinócio do Outono

TEXTO DO EQUINÓCIO DO OUTONO NA ”IEVE” SESSÃO DO DIA 20.03.2024


O Estamos no dia de hoje, dia 20 de março de 2024 comemorando a entrada de uma nova estação; a de outono aqui no hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte e também o início do ano zodiacal com a entrada do sol em Áries o primeiro signo do zodíaco.


Existem dois momentos no ano em que o Sol se posiciona exatamente acima do Equador:


Em março quando celebramos equinócio de outono e em setembro quando celebramos equinócio da primavera.


Tanto os equinócios quanto os solstícios marcam o início de uma nova estação. O solstício, por sua vez, acontece no verão e no inverno.


Astronomicamente esse é o momento exato em que o Sol passa pelo equador celeste e os raios solares têm maior incidência nas regiões próximas da linha do Equador. Por este motivo, nesta data, o dia e a noite têm o mesmo período de tempo (cerca de 12 horas) e é conhecido como equinócio; aqui no hemisfério sul é o de outono e no hemisfério norte é o da primavera.


Como a Terra é inclinada, a partir desse momento um hemisfério começa a receber mais luz solar do que o outro. Por isso no outro lado, ou seja, no hemisfério norte, a Terra começa a receber mais sol iniciando agora o equinócio da primavera.


Aqui no hemisfério sul, os dias eram maiores que a noite, porque estávamos na estação do verão mas conforme os dias vão passando eles vão ficando menores, até chegar o momento em que ambos têm a mesma duração fazendo com que o dia e da noite sejam iguais nos 2 hemisférios: o dia possuindo 12 horas de luz e 12 horas de escuridão, evidenciando um equilíbrio perfeito da natureza em todo o planeta marcando o início das estações do outono e da primavera.


Por isso, a palavra equinócio significa “noite igual”. De origem latina é a junção de dois vocábulos: equus (igual) + nox (noite).


Nos próximos meses até a entrada do solstício de inverno no dia 20 de junho vamos presenciar a diminuição gradativa do calor com a diminuição de luz solar.


O equinócio de outono representa o começo de um período de descanso: as árvores perdem suas folhas, muitos animais estocam alimentos e algumas espécies hibernam. Isso ocorre por conta da estratégia de sobrevivência para poupar energia, pois precisarão dela para a chegada do inverno.


Como tudo na vida pode ser visto como o plano espiritual refletido no plano físico. No aspecto psicológico o verão, a estação que antecedeu, é considerado um período de grande expansão, de muita luz, muito calor e agitação que agora chega ao fim. A partir desse ciclo que se encerra, vem o outono, um período propício para recolhimento, por causa da sua natureza de pouca luminosidade e frio, e nós também termos vontade de buscar um recolhimento  especialmente no que diz respeito à nossa bagagem emocional para nós trabalharmos também o nosso equilíbrio para a interação da luz e da escuridão em nós que são os nossos processos conscientes e nossas sombras inconscientes e podermos sentir gratidão pelas mudanças que surgirão com o passar do tempo.


Além da mudança de estação no plano físico e da necessidade de mudança dos padrões emocionais; o equinócio tem um profundo significado espiritual porque têm um impacto significativo em nossas energias e conexões espirituais.


Hoje é um dia sagrado de partes iguais de luz e escuridão, voltadas para fora e para dentro e permitindo que nosso passado e futuro se fundam no presente.

À medida que ligamos conscientemente nossa consciência aos ciclos da natureza, nossa compreensão de nossos próprios ciclos de vida começa a se aprofundar.


Espiritualmente falando, o outono representa a época da colheita do ano, uma época para nós reconhecermos o crescimento e a expansão como uma evolução natural do nosso ser e que nossas vidas também passam por ciclos de crescimento, colheita, morte e renascimento, assim como vemos na natureza.

 

Este é um momento de virada não só na própria natureza com a mudança da estação do verão para o outono, mas também em nossas vidas. Seja uma colheita "real" das coisas plantadas em nosso jardim ou a colheita de esforços e intenções para o caminho deste novo ano que inicia no dia de hoje.

Essa mudança a nível comportamental com a diminuição de luz solar, a nossa energia é atraída para dentro à medida que o clima fica mais frio, sentimos então a necessidade de recolhimento, e principalmente de meditar e assim acatarmos o propósito espiritual que é a busca dentro de nós do equilíbrio entre a luz e a escuridão que o céu reflete nesse momento.  Através do recolhimento e da meditação precisaremos nos preparar para buscar o equilíbrio para o longo período da escuridão do inverno que virá após o outono; precisando nos libertar de acontecimentos do passado.


Nesse período precisaremos enfrentar a nossa própria escuridão, à medida que nos dirigimos para a “morte” (finalização, término, expurgo) representada pelo inverno. Ele marca a morte do antigo e o renascimento do novo. Este é o momento perfeito para dar uma olhada em nossa própria escuridão interna, nas nossas sombras. É um tempo de reflexão interior, de trabalho interno, de mergulhar para dentro e fazer um balanço e um inventário de nossas vidas para nos reequilibrarmos. O equinócio representa a busca do equilíbrio em todas as áreas da vida humana. Com essa energia equilibrada iremos promover a cura, a renovação e o crescimento pessoal.


Há uma poderosa mensagem do céu, um propósito divino para a humanidade que está alinhada com este fenômeno do equinócio:


Metaforicamente, para nós é atingirmos o equilíbrio para fazermos colheita certa de nossas metas e intenções que definimos ou plantamos quando o ano gregoriano começou.


A chegada do outono é propícia para um grande desprendimento de tudo aquilo que não serve mais. É o momento ideal para nos despirmos de tudo o que precisa ser renovado, para que novos frutos e flores nasçam em todas as áreas do nosso ser!


Portanto, agora é época de nos prepararmos para a nova luz e vida, para os novos começos e caminhos que estão à nossa disposição com a chegada do novo ano que hoje inicia com a entrada do sol no signo de Áries com coragem, ação e atitudes para nos levar à realização de nossos sonhos e objetivos para 2024. 


Esse desprendimento se fará com a ajuda de 3 planetas no signo de Peixes, onde o seu próprio regente Netuno, o princípio energético da dissolvição, está transitando. Saturno o planeta regente deste ano que inicia, também em Peixes vem nos ensinar e mostrar as velhas estruturas que serão dissolvidas, para que esse desprendimento aconteça e possamos renascer com uma consciência de 5D. Junto dele se encontra o planeta Vênus, o principio energético da atração que com a dissolvição piscinana nos fará renunciar, abrir mão de todos os apegos da 3D. 


Então podemos afirmar: ”Assim em cima como embaixo” ou como está dito no Eclesiastes versículo 3:  “Para tudo há uma estação, e um tempo para todo propósito abaixo do céu”

 

Feliz ano novo a todos!!!!

 

Texto de Lucia Veiga Netto - Nafi de Leuven